Os serviços de digitalização podem ser executados nas dependências da LINKFILE para onde o cliente envia seus documentos ou “in house”, isto é, nas instalações do próprio cliente, onde montamos um birô, fornecendo equipamentos e mão-de-obra especializada para a realização dos serviços.
No processo de digitalização são desenvolvidas as seguintes atividades/etapas:
Preparação: os documentos passam por um processo para os tornarem aptos a digitalização. Esta tarefa engloba atividades como retirada de todos os clipes, grampos, ou qualquer elemento que prejudique o acesso do documento ao scanner.
Digitalização: esta é a etapa de colocar o documento no scanner e a partir daí gerar a imagem digital, disponibilizando-a para uma posterior pesquisa, de forma rápida e objetiva.
Indexação: o documento que foi digitalizado ganha uma identidade, para possibilitar que o acesso a este documento seja rápido e preciso.
Controle de Qualidade: todas as imagens geradas a partir do processo de digitalização são revisadas, a fim de se verificar se as mesmas estão de acordo com as especificações técnicas determinadas pelo projeto.
Todo o trabalho realizado é gravado em algum meio magnético ou óptico, ficando disponível para consulta e impressão. Hoje o meio de armazenamento mais utilizado é o CD-R ou DVD-R, pelo seu baixo custo, por sua rapidez de acesso à informação, pela sua capacidade de armazenamento e por manter a integridade dos dados por um tempo incomparável a qualquer outro meio magnético.
Ainda no processo de digitalização, podemos utilizar várias tecnologias de indexação de documentos, tecnologias estas como:
• OCR (Optical Character Recognition) – reconhecimento de caracteres impressos;
• ICR (Intelligent Character Recognition) – reconhecimento de caracteres manuscritos, muito utilizado para formulários pré-impressos;
• OMR (Optical Mark Recognition) – reconhecimento de marcas (por exemplo: uma prova de vestibular com alternativas);
• Barcode (Código de Barras) – permite converter informações contidas em um código de barras. Com isso a leitura se torna muito mais precisa;
• Digitação – entrada manual de dados.